Novidades

 29/07/2015 às 14h04  

CARPACCIO

CARPACCIO (HISTORIA)

 

De acordo com Arrigo Cipriani, atual dono do Harry's Bar, em Veneza, o Carpaccio foi inventado no Harry's Bar, onde foi servido primeiramente à condessa Amalia Nani Mocenigo, em 1950, quando ela informou ao dono do bar que seu médico havia recomendado o consumo exclusivo de carne crua. O Carpaccio consistia em finas fatias de carne crua, temperadas com molho de mostarda.
O prato foi nomeado Carpaccio por Giuseppe Cipriani, o fundador e dono do bar, em referência ao pintor italiano Vittore Carpaccio, pois as cores do prato o recordavam das pinturas de Carpaccio.

De acordo com outra história da origem deste famoso prato, este haveria surgido no Savini Restaurant, na Galeria Vittorio Emanuele, em Milão. Uma senhora rica, que era frequentadora assídua do restaurante, havia sido aconselhada a se alimentar apenas de carne crua. Naquele tempo, não era socialmente aceitável que uma mulher daquele status pedisse "carne crua" no restaurante mais elegante da cidade. Então, o garçom sugeriu que ela usasse um nome diferente para isto.
Aparentemente, uma pintura de Vittore Carpaccio estava pendurada na parede do Savini naquele momento, e o garçom sugeriu então que Carpaccio fosse um "código" para o prato, permitindo que ela pedisse aquele prato sem constrangimentos.

 

Retirado do WIKIPÉDIA

Conteúdo Relacionado