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 14/10/2014 às 14h20  

ARTIGO DA UOL DE SOPHIA CAMARGO EM 13/10/2014

Vai contratar bufê? Veja 13 dicas para evitar e resolver problemas

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Sophia Camargo
Do UOL, em São Paulo

13/10/201406h00

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  • Arte UOL

Contratar um bufê para fazer a festa de casamento, formatura ou aniversário requer alguns cuidados para evitar prejuízos. Recentemente, cerca de 40 casais foram prejudicados com o fechamento inesperado de um bufê em São Paulo.

De acordo com o Procon-SP, as reclamações contra esse tipo de evento acontecem todos os anos. No primeiro semestre de 2013, a instituição recebeu 625 reclamações. Neste ano, foram 418.

Segundo a assessora técnica do Procon-SP, Fátima Lemos, as principais críticas são relacionadas à má prestação de serviços, como servir comida e bebida de baixa qualidade ou estragada, ou até mesmo a não execução dos serviços (como falhas na filmagem ou nas fotos).

Além disso, problemas com contrato e cobrança indevida também motivam as reclamações.

Pesquisar a reputação da empresa é fundamental

Para evitar aborrecimentos, a dica é pesquisar bastante antes de contratar, o que inclui Procon, redes sociais e amigos. Deixe todas as orientações sobre a festa por escrito no contrato.

É possível consultar processos em nome da empresa nos Tribunais de Justiça de cada Estado. No Tribunal de Justiça de São Paulo, por exemplo, encontra-se o processo digitando o nome da empresa (escolha a opção nome da parte). 

O consumidor também pode verificar se a empresa está no cadastro de reclamações fundamentadas do Procon-SP (em outros Estados, os Procons igualmente podem ajudar: http://zip.net/bdpRSS)

Se a empresa fechar as portas e os donos sumirem, porém, o consumidor terá de procurar a Justiça para pedir indenização por perdas e danos.

Leia, a seguir, oito dicas para tentar evitar problemas e cinco sugestões sobre o que fazer quando já houver pontos pendentes.

 

Preste atenção ao contratar um bufê

  • Divulgação

    1

    Pesquise antes de contratar

    Observe não apenas o preço, mas as indicações do local. Pesquise com seus contatos, nas redes sociais, no Procon. Verifique se não há denúncia contra a empresaFoto: Divulgação
  • Marcos Mendes/UOL

    2

    Não se limite a olhar anúncios e fotos

    Conheça o local antes de contratar, faça degustação, vá a alguma festa promovida pela empresa, confira se está tudo limpo, organizado. Aproveite que a oferta desses serviços é grande e conheça muitos bufês antes de se decidir por umFoto: Marcos Mendes/UOL
  • Shutterstock

    3

    Verifique a situação da empresa

    Confira no Tribunal de Justiça do seu Estado (http://zip.net/bhpRJk) se não há processos em nome da empresa por reclamações ou serviços mal prestados. Consulte as reclamações feitas aos Procons. (Em SP: http://zip.net/bbpRn8)Foto: Shutterstock
  • Reprodução

    4

    Veja se a empresa está ativa

    Pelo CNPJ, é possível verificar, no site da Receita Federal (http://zip.net/bfkvrH), se a empresa está em funcionamentoFoto: Reprodução
  • Divulgação

    5

    Não escolha com pressa

    Comece a preparar o evento com bastante antecedência para poder pesquisar e escolher sem pressaFoto: Divulgação
  • Thinkstock

    6

    Na hora de fechar o contrato

    É preciso fazer um contrato detalhado, informando data e hora do evento, local, cardápio, decoração, número de convidados, hora do início, do término, tipo de bebida, se haverá foto, filmagem, show, condições de cancelamento, tudo que for possívelFoto: Thinkstock
  • Thinkstock

    7

    Depois de contratado, fique de olho

    Como normalmente os contratos são fechados com bastante antecedência, muitas vezes até um ano antes, vá acompanhando a situação da empresa, se as festas estão sendo realizadas, o que está sendo dito nas redesFoto: Thinkstock
  • Thinkstock

    8

    Política de cancelamento

    É preciso haver uma cláusula no contrato especificando as condições de cancelamento. Se, por algum motivo, precisar cancelar o evento, a empresa não poderá reter 100% do que foi pagoFoto: Thinkstock

Fonte: Procon-SP

 

 

Como resolver problemas com um bufê

  • Getty Image

    1

    Execução ruim do serviço

    É aconselhável reclamar na hora, por escrito, detalhando os problemas. Tire fotos, peça testemunhas. Procure documentar tudo para fundamentar bem um pedido de indenização na Justiça ou até mesmo a reclamação no ProconFoto: Getty Image
  • Getty Image

    2

    Denuncie ao Procon e nas redes sociais

    O Procon é um órgão administrativo, que poderá tentar um acordo com a empresa caso haja problemas. Mas, mesmo que não haja solução, é importante denunciar para que o órgão fiscalize e a fim de evitar que outros também sejam prejudicados. E falar nas redes sociais ajuda a divulgar o problemaFoto: Getty Image
  • Getty Image

    3

    Se não realizar o serviço

    O consumidor poderá, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, exigir o cumprimento forçado da obrigação; aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente ou rescindir o contrato, com direito à restituição da quantia paga, monetariamente atualizadaFoto: Getty Image
  • Arte UOL

    4

    Dinheiro de volta

    O consumidor terá direito à reexecução do serviço, restituição do valor pago ou abatimento do valor pagoFoto: Arte UOL
  • Getty Images

    5

    Indenização na Justiça

    Como normalmente esses eventos são únicos, se houver problemas o dano é grande. Se a empresa quebrar, sumir com o dinheiro, se o consumidor se sentir lesado moral e materialmente, é seu direito entrar na Justiça para pedir indenização por perdas e danosFoto: Getty Images
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